A História dos Ray-Ban Clubmaster e os Browline Glasses

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Muito populares nas décadas de 50 e 60, os Clubmaster da Ray-Ban foram um autêntico representante dos browline glasses, óculos cuja armação tinha a parte superior similar ao formato da sobrancelha (em inglês: brow) e que agora, graças a série MadMen e outros impulsos saudosistas, despontam como uma das armações preferidas, ao lado dos modelos Wayfarer e Aviador.


A primeira empresa a fabricar este tipo de óculos, ainda em 1947, chamava-se Shuron Ltd., mas com a aceitação do público, tanto masculino, quanto feminino, não demorou para que diversas marcas começassem a produzir peças com design semelhante. O sucesso foi tanto que os browline glasses representavam metade das vendas de óculos nos EUA, com a Shuron a vender 16 milhões de unidades de 1947 a 1971.

Porém, na década de 70, este modelo perdeu para os óculos com armação de metal, sendo considerado antiquado. O modelo, até há pouco tempo usado por personalidades que iam de Malcom X ao General Sanders (sim, o fundador do KFC!), passou a ser preterido pelos jovens. Quem resgatou os óculos estilo browline nos anos 80 foi justamente a Ray-Ban, através de uma acção product placement em dezenas de blockbusters do cinema, colocando os Wayfarer, Aviador e até mesmo os Clubmaster .



Com uma combinação de plástico e metal, os browline glasses têm as lentes fixas numa fina armação de metal que, por sua vez, é inserida em 2 peças de acetato que lembram duas sobrancelhas e são unidos por uma pequena peça também de metal que fica sobre o nariz. As hastes são em plástico na maioria das vezes, lembrando as dos Wayfarer, fazendo uma curva que ajuda com que os óculos se prendam atrás das orelhas.


Depois de uma bem-sucedida campanha para trazer de volta os modelos clássicos dos anos 80, a Ray-Ban parecia ter gasto todas as vidas dos Clubmaster e nos anos 90 as armações ultraleves, com design futurista, foram as escolhidas como protecção para os olhos. Parecia que o futuro dos óculos que fizeram sucesso no passado não era dos melhores.

Mas eis que chega o século XXI, e com ele, um novo olhar sobre moda, estilo e design, as roupas largas e exageradas da década de 90 deram espaço a uma modelagem mais justa e elegante, de repente os trajes ficaram mais próximos do visual das décadas de 50 e 60, fatos e camisas feitas sob medida, ou o slim fit, não combinavam com um homem vestido desta maneira e a usar óculos desportivos, além disso, filmes e séries exaltando o estilo clássico e insuperável de acessórios como chapéus, relógios e, claro, óculos escuros como os carismáticos Clubmaster, fizeram com que voltassem à lista dos mais vendidos.


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